segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Pequeno Livro dos Beatles, Hervé Bourhis

Ficha Técnica

Título original: Le Petit Livre Beatles
Gênero: Biografia
Ano de lançamento: 2010
Ano desta edição: 2011
Editora: Conrad
Páginas: 168 (não numeradas)
Idioma: Português (tradução de Dorothée de Bruchard)

Citação: "BEATLE POR UMA SEMANA!
JIMMY NICOL fica no lugar de RINGO em plena beatlemania. Durante os ensaios, estressado, repetiria com frequência:
'IT'S GETTING BETTER?
IT'S GETTING BETTER?'."


"O Pequeno Livro dos Beatles" é a segunda empreitada neste estilo perpetrada por Bourhis. O primeiro foi dedicado ao Rock 'n Roll em geral, mas acredito que as grandes bandas de Rock tem histórias para livros e mais livros... Então, se é para contar a história de UMA banda, por que não começar com A banda?

O livro é vendido como "a história dos Beatles em quadrinhos", mas eu discordo. Apesar de ser todo ilustrado, ele não tem uma narrativa sequencial; na verdade, tem o que eu chamo de "drops", pequenas gotas de informação para serem absorvidas facilmente. Explico: você pode abrir o livro em qualquer página, ler um pouco e encontrará informações que se encerram em si mesmas, diferentemente de uma história em quadrinhos, cujo desenvolvimento da história deve ser acompanhado desde o início para proporcionar entendimento. É um livro para deixar na mesa de centro da sala, e que qualquer visita irá folhear com curiosidade, e parar para ler algumas páginas (difícil é PARAR de ler...).

Mas o fato de não ser uma história em quadrinhos, neste caso, não é nenhum defeito, e sim uma qualidade! A leitura é leve e rápida, e a arte de Bourhis é simples, mas eficiente e dinâmica. Ele ilustra tanto reproduções de capas de discos e revistas, além de fotos famosas (o que é meio brochante, dá vontade de ver os originais), como momentos somente conhecidos por "ouvir falar"...  Ou seja, tais causos ganham vida sob o lápis de Bourhis.

As pequenas referências a canções e suas origens também são mostradas, e o mais fiel beatlemaníaco irá reconhecê-las quando vê-las. Por exemplo, você se perguntou do porquê da citação acima? Tente novamente e verá que mesmo em passagens supostamente bobas, uma parte da história é revelada. Peraí, então esse livro só vai fazer sentido para os já iniciados? Calma, pequeno besouro: são pequenas mensagens que você, após pegar gosto por Beatles e pela música, será capaz de reconhecer na segunda ou terceira leitura do livro (por que lê-lo novamente não será nenhum problema para quem curte Beatles!). E, para quem já se considera PhD em Beatles, é possível encontrar novidades no livro.

(Eu sei que o scan está torto. Agora preste atenção nas letrinhas, óquei?)

Além disso, todos os singles e discos dos Beatles são resenhados, mostrando que Bourhis não é somente um artista, mas um aficcionado pela banda, com direito a nota para cada um. Aliás, o sistema de ranking é charmoso, usando as "Mersey boots" que foram moda na época, ao invés de estrelas.

Pois bem, é só isso? Nãããão. O livro NÃO pára com o desmantelamento do grupo, e segue a vida e carreira dos integrantes até o ano de 2009, com resenhas de álbuns solo, falando das mortes de John e George, e dos horríveis discos de Ringo.

A única ressalva é a falta de numeração nas páginas, tornando difícil encontrar alguma citação ou história; você vai ter que se guiar pelo ano do ocorrido, marcado sempre no alto da primeira página com eventos do referido ano. Mas isso não é um grande problema, ficar folheando e procurando algo no livro é um prazer, além de rápido, como já foi dito. Quero só ver quem não vai correr para ouvir a discografia completa depois de passear por algumas páginas.

2 comentários: